sexta-feira, 27 de junho de 2014

Justice

Há várias maneiras de 'definir' justiça, todas no final seguem a base do respeito e igualdade. 
Lembro-me uma vez de ter jogado um jogo, entre amigos, onde tínhamos que escrever uma qualidade e um defeito da pessoa que tirássemos, e não lembro o que eu escrevi, mas a qualidade que escreveram sobre mim, foi... "justa".

Isso foi em 2009, e no momento houve um debate sobre qualidade/defeito. Porque por mais digam que a justiça é a busca pela igualdade entre todos, e que "todos" têm direitos iguais. Eu não concordo com isso. Acho que, quem erra deve ser julgado, mas ele não é necessariamente culpado, ou totalmente errado, depende da situação. Acho que quem luta mais, merece mais. Acho que, se você não me respeita, eu não preciso te respeitar, e também não acho que justo é aquele que cumpre a lei. Leis foram feitas para serem cumpridas, mas regras feitas para serem quebradas. E seguir a lei é uma regra ridícula. 

Justo é aquele que paga pelo que fez, que divide o que tem, que fala a verdade ou mente quando necessário. 
Que sabe diferenciar o errado sem querer do errado proposital, que defende quem não tem voz. Que recebe quando não tem, que doa quando tem. Que não pede quando não precisa...
Que sabe quando estão sendo justos com ele.

Nenhum comentário: