quarta-feira, 26 de maio de 2010

Horsemanship

Estava agora pouco estudando, quando abri meu e-mail e vi um vídeo que me enviaram sobre "Friend ship between a man and his horse".
Achei maravilhoso o vídeo, e quis ver mais sobre essa relação, tão forte, que este Russo, Alexander Nevzorov esta ensinando: "Nevzorov Haute Ecole".
É perfeito, como toda relação entre homens e animais. Os equinos na verdade parecem cães que se deixam montar. E para os IDIOTAS que ficam imprecionados "Nossa, olha o que esses cavalos fazem, UAU!". Todos os animais podem interagir, e serem 'adestrados'; Primatas, golfinhos, orcas, ursos, leões, bovinos, carneiros, camelos, elefantes, ratos, porcos, gansos... É só nós humanos que não temos compaixão que comemos todos eles. (Sem generalizar).

Bom, continuando com cavalos... Admiro ao extremo pessoas como Nevzorov, que não usam freios, bridões, força, luta, ou qualquer outro "mal" para domar um cavalo. Como eles dizem: "Apenas utilizamos métodos gentis para educar um cavalo"; É preciso muita dedicação e paciência. É como 'educar' um cão gigante.
Mas ele fala sobre a doma utilizando a dor, e cita as rédeas, o freio, etc... e ainda argumenta que o pior inimigo do cavalo são os Esportes Equestres. Em algus pontos eu concordo, ele fala: Um cavalo não é uma ferramenta de entretenimento, não é algo que você usa só para gastar seu tempo livre para praticar esportes, é uma criatura com uma incrivel habilidade que merecem um tratamento diferente.



Sinceramente, a maioria quer o cavalo para correr, ganhar, e correr e ganhar. É o tipo de cavaleiro executante. Que nenhum cavalo quer ter.
Isso está errado sim, o cavalo é um ser vivo. Que necessita de cuidados, mas vá dizer isso a ganancia.
Quem mais tem, é quem tá menos preocupado.
Todos julgam o que não conhecem direito, e é claro, Cavalos de corrida, e crioulos a parte... é tortura até aos olhos de quem vê. Deviam ser presos todos os treinadores e proprietários gananciosos.
Mas acidentes hípicos de baliza e tambor não têm haver muito com o uso de 'equipamentos'. Tirando o doping, que é um crime em si.
É como a apartação, ou o laço, eles já sabem o que é pra fazer. (Odeio o que fazem com os pequenos bezerros, outro dia escrevo sobre...), mas é treinamento, as vezez, um instinto, como cães de pastoreio, ninguém precisa os ensinar, eles já sabem o que fazer.
E alguns animais se sentem bem fazendo, e se divertem (Cow sense).
E é claro que sobre o Enduro, um recado para as pessoas que o fazem: Se o seu cavalo ficar mal em alguma prova, sinta vergonha de você mesmo, cave um buraco e se enterre.
Todos devemos conhecer o que nosso o animal aguenta fazer.

Vou deixar um vídeo legal se Horsemanship, para provar que não é só o Russo que sabe Treinar cavalos.


E este vídeo, para mostrar que os animais, apesar do bridão, das rédeas, da sela, e do peso em cima de seus dorsos, ainda sabem quem cuida deles, e o que devem fazer, sem nenhum treinamento.

Nenhum comentário: