segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Intimate time

It is not time or opportunity that is to determine intimacy... it is disposition alone. Seven years would be insufficient to make some people acquainted with each other, and seven days are more than enough for others.

Em seu romance e Sense Sensibility, Jane Austen escreveu "Tempo ou oportunidade não determinam a intimidade, apenas a disposição... Sete anos seria insuficiente para fazer algumas pessoas se familiarizar entre si, e sete dias são mais do que suficiente para outros." ...
Nenhuma quantidade de tempo gasto na companhia de outra pessoa pode garantir que vocês dois se tornem amigos... íntimos.

O que vôcê pensa sobre a idéia de que nem o tempo nem oportunidade pode determinar intimidade?
O que faz com que duas pessoas se tornem amigas?
O que faz com que duas pessoas se tornem íntimas?

Eu acho que o tempo e a oportunidade podem ajudar a determinar intimidade. Por intimidade, presumo que signifique também uma relação de amizade. Tempo e oportunidade de determinar intimidade porque você não pode realmente ter um momento íntimo sem o tempo adequado e cenário adequado.
Eu não acredito totalmente que você faz suas próprias oportunidades. Mas as vezes ortunidades que lhe são dadas são baseadas em decisões que você faz em sua vida cotidiana. Por exemplo, se você se dedicar muito em seu trabalho, terá a oportunidade de crescer, ser promovido, reconhecido.
Tempo e oportunidade pode lhe dar mais uma razão para fazer algo, mas mais ou menos é apenas uma desculpa para não fazer algo. Quantas vezes alguém lhe disse que não fez algo, porque não tem tempo?
Tudo depende mesmo de cada um, de cada par...
Dizem que tempo cura, tempo resolve, tempo ajuda, mas cada um tem seu tempo, e só funciona se um respeita o do outro.

Por outro lado, se apenas a disposição pode determinar a intimidade, pergunte-se o quanto você é íntimo de alguém... disponível a alguém...
Na verdade é a soma de vários fatores que vão classificar as coisas, mais seria muito extenso e complexo falar sobre tudo aqui... eu concordo sim com a autora, talvez não completamente, mas mais do que nos outros.

3 comentários:

Dani disse...

Intimidade... é laço mais frágil que liga dois pontos. É o que fortalece anos de convivência e pode ir embora em poucos segundos
Intimidade é tudo que almejamos e tudo aquilo do que fugimos... É tudo uma questão de escolha não é? Só que você jamais poderá escolher por alguém... ser íntimo ou não... Será que tempo e intimidade estão tão relacionados quanto disposição e intimidade? Também concordo com a autora...
Mas é como você mesma disse. Cada um tem seu tempo, seu momento. Convergir o tempo pessoal de cada um com a disposição individual é algo utópico. Você já teve alguma relação assim? Em que tudo casou perfeitamente e parecia forte o suficiente, mas que em questão de momentos simplesmente deixou de existir?



;]

Anônimo disse...

:**


ah

Gua disse...

Dani, Todos já tivemos uma relação assim...
E esse deixar de existir pode ser apenas o começo de uma inexistencia infinita, ou um momento frágil de situações que vão passar..
Que seja infinito enquanto dure então...


E anônimo, não dizer nada pra mim é além de fútil... irritante...
Prefiro me afogar a saber quem é alguém que não diz nada.