sexta-feira, 2 de março de 2012

Tempo.

Crescemos juntos, como amigos, irmãos, e tudo que nos aproximava nos afastava. Insegurança, timidez, ciúmes, medo.
Por que?
Um dia então descobri...
Que é porque eu sou louco por você desde que você chegou lá em casa, porque eu te amo. Será que você nunca percebeu? Porque eu te amo.
Descobri que você também me ama. Que me adora, que é louca por mim.
Achei que era um sonho.
Mas ouvir eu te amo, é tão bom... e poder dizer depois de tanto tempo escondendo isso de todo mundo, até de mim.
E você tendo essa certeza, mais do que tudo nessa vida, me garantiu esse amor.

E perto de você... eu não quero mais nenhum dia ficar sem sentir isso. Eu queo que dure para sempre, como você disse. E envelhecer com você, ficar cheio de rugas e cabelos brancos, manias.
E você nunca desconfiou de nada, eu nunca achei que iria querer algo até que consegui te dizer. Me prometeu que nada, independente do que acontecesse, iria separar a gente. O nosso amor é nosso, de mais ninguém.

Mas, quando você foi embora. Sem se despedir direito, você me devia explicação, e só disse que tinha que ser assim. Eu fiquei desamparado, e tentei te esquecer...
Mas quando eu soube que voltou, e eu tinha tocado a minha vida. Tentei fingir que eu não me importava com a sua volta. Mas, quando eu te vi, eu parecia um idiota, sem saber o que dizer. Você me deixa desse jeito, sempre foi assim. E mesmo longe você me sentia, e eu sentia você o dia todo. A paixão é assim, essa coisa horrível e maravilhosa ao mesmo tempo... Eu me sentia doente...
Mas eu queria esquecer, e tentei, tentei apostar em outra pessoa, ela era legal... divertida, inteligente... Era especial, mas com você é diferente, é como se você pudesse se mudar pra qualquer lugar do mundo, e eu ainda continuaria ligado em você. Porque não existe nada mais forte, mais indestrutível, do que o amor impossível, e nunca acaba... porque nunca começa de verdade. E então começa a nossa idealização.

Até que você me procurou, querendo falar comigo... dizendo que aconteceu muitas coisas e que ainda pensa em mim, que tentava negar e me esquecer... mas você tinha vindo sem avisar, e agora havia outro alguém me esperando... E eu a não quis mais, por você.

Foi quando você se foi, sem mais nem menos. Quando suas últimas palavras foram: Eu quero te ver. E eu a caminho soube que você estava desacordada.
Minha esperança crescia ao invés de diminuir... Não foi sua culpa. E todos os dias, crescia a vontade de te ter e te amar. Descobri então que você tinha deixado um pedaço de você, e de mim. Nossa filha, que você partiu a primeira vez para tê-la.

Passou-se um ano, e você ainda sem poder me dizer nada.
E conforme o tempo foi passando, todos foram tocando as vidas, sua família, e eu, cuidando da nossa filha. Sua irmã me ajudou, viramos companheiros, parceiros em tudo... até que fomos morar juntos. Ela me entendia tão bem, e entendia a falta que você fazia.
Eu não conseguia te esquecer. Eu sonhava com você, e que iriamos ficar juntos. Isso ficava cada vez mais distante, e então comecei a pensar na minha vida antiga, e tentar vivê-la. Mas eu só te queria, e imaginava você em outras pessoas...

Mas conforme os dias foram passando, a esperança diminuía, de você voltar...
Passaram-se anos, e eu tive que crescer e me dedicar a nossa filha. Sua irmã me ajudava na rotina, aniversários, médico, escola, cuidados, e passamos a viver a vida juntos, pra cuidar dela. Nos aproximamos como nunca, e as situações foram nos tornando cúmplices e fortemente atraídos um pelo outro.
Três anos se passaram, e ela me ensinou muito, fez muito por mim... todas as circunstancias... tudo que construímos, uma casa, um trabalho, uma filha... Eu me sentia em uma família.
Apaixonado era o que eu sentia por você. Com sua irmã é calma, vontade de cuidar, confiança, me disseram que isso é amor. Mas eu não sabia o que fazer.
Todos percebiam que eramos próximos e que ela sentia isso por mim, o destino nos juntou. E então a pedi em casamento. Nós já tínhamos uma família.

Você nunca foi esquecida, íamos te visitar com frequência, te contamos tudo, mesmo sabendo que você não podia nos ouvir. Vivi me dedicando a minha família. Nossa filha. Minha esposa. Passado um ano, o carinho que nos uniu, virou amor e felicidade. Tudo foi construído. O que pra algumas pessoas tem muito mais valor.

Até que você finalmente... Acordou.
Ao mesmo tempo que toda a felicidade, minha e de todos a nossa volta veio... senti medo. Dúvida. Senti preocupação, minha e da sua irmã, sabendo o que poderia acontecer quando eu te visse. Mais medo de tudo isso, eu tinha medo de machucar sua irmã.
E tive coragem e fui te visitar...

As lembranças voltaram a tona. Tudo que vivemos, o pouco que vivemos. E eu soube que eu não tinha te esquecido... Confessar pra mim mesmo e para os outros, foi difícil.
O desespero bateu na sua irmã, no meu peito. Na mesma semana a pressão foi aumentando, a distância também. Eu tentei disfarçar, mas ela percebeu... e pediu para conversar comigo... e eu disse que a amava... eu não menti. Eu também a amava.
Você não queria me ver... E eu queria lhe explicar... E eu sabia que Eu vivi 4 anos, e você parou, no dia que nos falamos pela última vez, e eu estava a caminho de vê-la.
Nada poderia tirar a tristeza da notícia que lhe foi dada. Eu casado com a sua irmã.
O contexto, eu sei que é difícil aceitar... ainda mais que você não pode reagir. Eu não queria que você tivesse se sentido traída.

Você recebeu alta, nos perdoou... mas aquele desconforto eu sentia toda vez que eu te via, toda vez que eu te via com minha esposa. Nossa filha não te chamava de mãe, e eu voltei a perder o sono pensando em você... Tentando disfarçar, tentando amar sua irmã, mais do que eu te amava... tentando aceitar a situação, eu me perdi. E eu via em sua face, a dor ao entrar em nossa casa e ver sua filha, sua irmã e eu como uma família.
O tempo foi passando e todos nós começamos a tentar agir naturalmente, você frequentava em casa... e como se nada tivesse acontecido fomos tocando... e tentando se aproximar da sua filha. Você se envolveu com outra pessoa, e por um momento acharam que tudo estaria se acertando, menos eu... eu fiquei arrasado, e senti um forte ciúmes ao te ver com outra pessoa. Pense que eu podia me enganar, e fomos viajar, eu e sua irmã... pra tentar fazer dar certo, e deixar você ser feliz.

Naquela noite em que você disse, que estava com medo de tudo, porque perdeu tudo, e que você era uma pessoa totalmente desconhecida para si mesma... você se sentia presa, e estava difícil você se despedir do seu passado, tentando aprender a andar, e você achava que não tinha onde se segurar, e achava que tinha perdido tudo, perdido a sua filha.

Depois dessa conversa eu senti você. E sabia que te amava.
O amor proibido... ousar amar. Amores secretos se tornam famosos.
Fujo para longe de ti, evitando-te como um inimigo mas incessantemente te procuro em meu pensamento, trago tua imagem a minha memória e assim me traio e me contradigo.
Me senti péssimo, mas eu não consegui controlar meus sentimentos. eu tinha que assumir meus sentimentos. Mas machucar quem me deu um chão, uma família... Eu não queria machucá-la... Mas eu precisava conversar com você.
Comecei a te olhar na frente de todos mesmo... senti medo de que sua irmã percebesse alguma coisa. Mas decidi te procurar, sabendo que você tinha outro, e eu também.

Me perguntei na primeira frase, o que estava acontecendo com a gente... Eu via você me olhando... e você disse que estava se ajustando e que parecia apenas 1 ou 2 meses apenas que você tinha me visto a última vez... mas pra mim, não parecia 4 anos, toda vez que eu olho, olhava pra você, parece que foi ontem. Mesmo não achando certo, você não tem o direito de fugir, por causa de medo. Eu queria que você tivesse lutado por nós, e contado sobre a nossa filha, e agora se passou tanto tempo e você esta viva.
Quando a gente se beijou, eu senti, tudo vivo ainda. Eu não queria parar nunca mais. Passei dos limites e agora sem saber o que fazer, tive medo de novo... pela sua irmã.

Mas, nós fomos separados no auge na paixão, ainda é o auge da paixão. Eu te tive apenas uma vez, e talvez tenha sido o melhor momento da minha vida.
Existe um sentimento, essa lembrança não envelhece nunca.
Sabíamos que sua irmã desconfiava de tudo. Ela me perguntou o que eu sentia por você, e eu menti. Ela perguntou a você, e você mentiu, mentiu não pra ela, e sim pra você mesma, porque você preferiu soterrar o seu coração do que entristecer o dela. Mas o amor prevalece.

Você perdida, sozinha, desesperada, tentou fugir porque não encontrou uma saída.
Eu te abracei. Eu te beijei. Foi perfeito. Parecia que não existia mais ninguém no mundo. Só nós dois. É mais forte do que a gente. É avassalador. Não deixa espaço pra nada, pra dúvida, pra razão, pra nada. É como se existisse só nós dois, e como se nós existíssemos um para o outro, mas é como se a única concreta que há na vida hoje.
Até que sua irmã nos viu. E a forma que ela me olhou, a dor que ela sentiu, a duração daquele olhar... ela é a mulher da minha vida, a mulher que eu mais amo. Ela me dá sentido na vida. E com você, você tira todo o sentido da minha vida, com você eu me sinto outro.
Eu não podia ter feito isso.

Isso fez você se sentir culpada. Se sentir culpada por ter acordada, e estar viva. Sentiu que destruiu tudo.
Foi ruim pensar que eu perdi tudo que construí junto com ela, nosso amor, família. Não sabia quando começou a nossa história, nem sabia se nossa história havia terminado. Eu perdi perdão, a vontade de implorar era grande para voltar, mas essa vontade fica paralisada pela certeza de que não é certo tentar retomar minha história com ela história desse jeito. Me sinto dividido, e tudo que ela trouxe pra minha vida nunca termina e não me abandona.

De repente eu estava sozinho. Você com outro. Minha ex esposa sozinha.
Te vi o beijando. Ainda sim, me destruiu. Eu sabia que você estava se enganando.
Você tentou... mas não se sentia inteira com ele.
A nossa história é um amor que nós quase vivemos. O frio na barriga é amor, medo. Tudo que não foi dito, tudo que não foi esquecido. Você pediu pra falar comigo depois que eu tentei atrapalhar seu relacionamento atual.
A sua negação machuca outras pessoas. Amar só um pouco, retribuir só uma parte do que o outro te dá é horrível. Não se faz isso.
Você negou pra proteger sua irmã, mas resolveu assumir o que sentia por mim. E isso te libertou. Como me libertou.
Assumir o que eu sentia, me fez sentir a felicidade que nós sentimos naquele dia, provou que sobreviveu dentro da gente.
Ficar com você novamente foi intenso e maduro. Mas junto com a alegria por nós dois, havia a tristeza de abandonar minha antiga vida. A quantidade de questões pra resolver fazia parecer que estávamos juntos a anos, mas nossa história é antiga mesmo e esperava que com o tempo tudo ia se ajeitar.

Mas nossa história nunca destrava. Tudo influi, e nunca começa. Eu queria ver de verdade, sem problemas, o que somos de verdade como casal. Nossa filha sem te aceitar te feriu, e nada, nem eu podia curar, quando ela começou a ser atingida por todas essas situações complicadas, você injustamente decidiu, sozinha, ficar longe de mim... novamente. Você disse que me amava, mas você não conseguiu viver comigo, porque a aflição te deixava infeliz, me deixava infeliz e deixava nossa filha infeliz.
Você não quis tentar. Por ela. Meses difíceis, tudo desabando na infância da nossa filha. Ela só queria a sua irmã, que a considerava mãe.
E parou de acreditar que o amor resolve tudo. E sonhamos apenas, que seria perfeito... dois adolescentes apaixonados.

Eu abri a mão de tudo por você. Eu desisti de tudo que eu tinha. Sempre eu me arrisquei, me joguei de cabeça por você. Você sentindo culpa, culpa se tornou maior que o amor que você sentia por mim.
Eu acreditava que o tempo ia resolver tudo.

Sozinho, segui. Vendo tudo se resolver... você e seu novo amor, sua irmã e seu novo amor. Me dediquei ao trabalho, a nossa filha. Me mostrei indiferente.
Eu não te disse nada, no meu silêncio você percebia minha mágoa, meu rancor? Você não foi até o fim da nossa história, você saiu antes de saber se iria dar certo ou não, e eu soube que você estava de casamento marcado.
Eu queria sumir. Querer que a vida passe rápido é pura infelicidade.

Eu tentei impedir você de se casar. Você lá, parada, com lágrima nos olhos, vestida de noiva. Imagina a dor em meu peito.
Desista, por favor.
Você admitiu que nossa história foi abortada. Eu achei que essa foi mais uma tentativa desesperada sua de esquecer de mim, e eu não fiz mais nenhum movimento, fiquei parado, mas eu sei que precisava tentar, se não eu não conseguiria me perdoar nunca. Você sempre foge. Eu sei o que você sente por mim, assim como eu tenho certeza do que eu sinto por você. A gente nunca tentou, você não deu chance para nós. Em cima dessa mentira você acredita que vai ser feliz?

O cancelamento do seu casamento me tirou do desespero, mas assim mesmo você não me queria. Eu te procurei tantas vezes, mas resolvi ficar na minha. Tempo. Tempo. Tempo.

Pensei, pensei... fui até o lago onde demos nosso primeiro beijo, nosso primeiro abraço. Onde eu te amei pela primeira vez.
E percebi que ninguém entra no mesmo rio uma segunda vez. Pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras.

Tudo é movimento, tudo flui. O fluxo eterno das coisas é a própria essência do mundo, e se ainda hoje ficamos espantados com isso, é porque nos apegamos teimosamente ao que já passou, esperando no fundo, que tudo permaneça igual. É ruim perceber que nada é permanente, a não ser a mudança.

O mais importante e bonito do mundo é isto, que as pessoas não são sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando, afinam ou desafinam, verdade maior, é o que a vida me ensinou... disse Guimarães Rosa, em celebração ao movimento, não lamentaremos. O tempo não para. Semana que vem nós nos encontraremos aqui e eu serei outro. E você também.

Dizem que o amor acaba, que o amor termina... mas não é verdade. Nada acaba... Tudo dura, continua e se transforma... enquanto eu aguardava... mil anos se passaram... passou um filme na minha cabeça, vi nós juntos, ainda pequenos, tantos momentos, a nossa fuga, nosso medo, nossa coragem... se chama amor. Ver você ir embora, sendo levada de diferentes formas, tantas vezes... e depois ver você voltando e fundo dos seus olhos, como num rio, tudo que a gente não tinha vivido. A partir dai eu me vi dividido entre dois amores, entre duas vidas. Uma que eu tava vivendo, e outra que eu jamais tinha pudido viver.
Depois de tudo que passamos, eu entendi que não tinha mais divisão nenhuma. O que tinha sido vivido, o que tinha ficado pra trás, tudo... era parte de uma mesma vida, de um mesmo sentimento... Amor.


Quem teve o privilégio de viver muito sabe que o tempo é um mestre muito caprichoso. As vezes suas lições são repentinas, outras vezes elas se depositam devagar. Com o tempo a gente aprende a olhar com serenidade o turbilhão da vida, urgencias se acalmam, passos ageis alentam... tudo muda, muda o amor, muda as pessoas, muda a família, só o tempo permanece do mesmo modo... sempre passando.

Nenhum comentário: