terça-feira, 7 de janeiro de 2014

The Hunger Games

Terminei a Trilogia no final de 2012, adorei a história que 'conheci' no primeiro filme, Até fiz posts para Peeta e Gale, http://gualeika.blogspot.com.br/search?q=peeta , mas não escrevi sobre o livro.

Achei notável a criatividade da autora, a criação de um país (Panen) dividido em distritos que restaram após a destruição da América do Norte, são 12 distritos onde cada um produz uma matéria prima para Capital, que seria onde a elite, os poderosos vivem, a Capital criou The Hunger Games, que seria uma competição anual, para lembrar as pessoas do poder da capital e evitar rebeliões e manifestos dos distritos, e lembrar que se ocorrer algo, o distrito pode ser eliminado (assim como o 13).
Todo ano o Dia da Colheita seleciona um garoto e uma garota para competir nos Jogos, onde os tributos (jogadores), devem lutar até a morte para que reste apenas um sobrevivente.

De novo, admirei a criatividade de Suzanne Collins ao escrever essa distopia que nos faz pensar nos nossos dias e no nosso mundo ridículo. A crítica social por trás desses jogos é marcante, o fato das pessoas com alto poder aquisitivo se divertirem as custas da desgraça dos menos privilegiados, ainda mais, da morte de crianças em um reality show é pavoroso, mas acontece aqui. HOJE. Assim a crítica de Reality show em si, que nos dias de hoje, as pessoas preferem viver para saber sobre a vida dos 'personagens'.

Uma vez caindo na rede dos 'poderosos' você vira literalmente um puppet, como Haymitch, como os tributos que vão morar na Capital, são moldados e usados, e imagens são criadas para que os Distritos passem a fazer o que a Capital propõe. Porém há os manifestantes em silêncio como Cinna, que paga pelo que faz no início de Catching Fire.

Bom, fim do primeiro livro, Katniss consegue passar pra trás as regras da capital e fazer com que ela e Peeta saiam dos Jogos com vida, isso é praticamente o início de uma revolução.
Catching Fire é o início da revolução, onde a população ganha força, fazendo com que os atos de Katniss e Peeta na arena sejam um motivo de esperança, mostrando que eles podem também ir contra o que a Capital quer. Com a revolução acontecendo, a Capital coloca pacificadores em todos os distritos (são policiais da capital), que torturam os rebeldes e manifestantes. Mas o povo está mais forte, então a Capital anuncia o Massacre Quaternário, que aconteáce de 25 em 25 anos, onde os tributos vencedores são sorteados para um Jogo especial, com o intuito de cessar as manifestações.

Sem sucesso a Capital começa a cair, os próprios jogadores estão com Katniss e Peeta, contra a Capital, Finnick, Mags, Beetee e Wiress e Johanna com a ajuda de Haymitch, e especialmente Plutarch conseguem resgarar Katniss, Finnick e Beetee... Mas Peeta e Johanna não capturados pela Capital.

É ai que começa MockingJay, os distritos já estão em guerra, o 12 já não existe mais depois de um bombardeio, famílias inteiras morreram, inclusive a de Peeta, e os sobreviventes são levados para o distrito 13, que é um distrito de rebeldes contra a Capital que até agora ninguém sabia existir.

Então o primeiro livro, crítica social, BBB, ficar vivo. Segundo livro, início de uma rebelião, amo Peeta, vamos nos unir. terceiro livro... Guerra.

Katniss é o símbolo de esperança de todos os distritos, ela é Mocking Jay, pelo simples fatos da população ter achado o ato (de sobrevivência) dela ter ameaçado o suicídio na arena ser na verdade um ato de rebeldia. Ela então começa a ser manipulada pelo Treze. (Saiu da gaiola pra ir pra jaula). Há diversos personagens durante a guerra, fiquei chocada em algumas cenas, como a das crianças protegendo o presidente, a morte de Prim, a morte de Boogs, Katniss na mansão, as rosas, e que Coin (presidente do 13), ordenou o bombardeio que matou Prim. Um airplane com o símbolo da capital jogou bombas em crianças, Coin queria que o povo da capital odiasse Snow.

Bom, o final está ai. Quem era ruim não era tão ruim assim, quem era bom, era o vilão. Me decepcionei com o final, mas adorei a trama.

Meu personagem favorito é o Peeta, por milhões de motivos, mas me apaixonei por Finnick ao longo das linhas, e seu amor por Annie, que acho que daria uma excelente história.

Nenhum comentário: