domingo, 24 de março de 2013

Paixão

"Algumas pessoas ouvem suas próprias vozes interiores e vivem de acordo com o que ouvem... essas pessoas se tornam loucas ou lendas".

Lendas da paixão...
Paixão... quando o querer é mais forte, quando o querer se torna o poder por alguns instantes. Ela surge quando o buraco do desespero é preenchido por calor. Mas é só calor, nada sólido talvez. Paixão está longe da paz, e não significa felicidade. Se segurar na paixão pode ser errado, triste ou não. Porque toda paixão é substituída por rancor ou amor, e ai há a desilusão e sofrimento se não for reciproco. Mas como distinguir o passageiro amor real?
Alfred, Tristan, Samuel e Susannah se deixam levar por essa paixão sem limites, inconsequente, sem valores morais, sem vergonha, sem medo da sociedade... tudo para viver a intensidade de um momento.

É um bom filme de 1994, ótimo elenco, ótimas atuações.
Ótimas críticas. Eu nunca o havia assisto, mas sempre ouvi todos falarem muito bem do filme. Assisti com uma expectativa ansiosa... e apesar da trama final ser muito boa. Me mantive decepcionada após a chegada da (fucking)"lovely"  Susannah no rancho.
Claro que tive a impressão de tudo estar bom antes da garota chegar.  Porque os três meninos são criados em uma fazenda afastada da cidade pelo pai. Não é pra menos que com a chegada da "linda" noiva de Samuel faz com que desejos despertem em seus irmãos. Claro, que o filme se move em cima desse sentimento pela (nada)"linda" mulher, e então a quebra dos laços familiares.

Sinceramente? Todos os (dois) irmãos começam a cobiçar Susannah... que acha que ama Samuel... mas deseja Tristan, pelo mistério, aventura e aquele ar selvagem (que todas curtem um pouco).
E talvez o desejo não tem limite.
Um crítico (G.Neves) uma vez disse: "As vezes, o amor verdadeiro pode dar lugar a um desejo rápido, a diferença é a quantidade de felicidade que isso pode lhe fornecer ou pode lhe dar uma ilusão para fornecer".
E assim, esquecemos a culpa, a vergonha e que houve traição.

Mas, de novo. Que tipo de amor é esse?
Resposta: Amor de Puta.

Tá legal, Tristan (B.Pitt), lindo, enigmático, indomável, imprevisível, mas fiel a família... um homem selvagem, criado na natureza... passa a achar a noiva do irmão uma mulher interessante. A partir daí o caos na família, porque é reciproco. E não para Alfred, que a ama, mas respeita Samuel.
E depois que Samuel morre, Tristan e Alfred rompem laços e Susannah que pode escolher entre ficar em luto por um tempo, ou aceitar que Alfred a ama e "começar" uma relação com ele.
Um homem que ela acha "normal" e na verdade é um homem mesmo, com princípios, valores... e ela sabe e se aproveita, pra talvez esperar pelo irmão.
Quando Tristan volta, ela o tem. E se algo restou depois que Samuel morreu para unir os dois irmãos, morreu de fato.
Resumindo. Noiva de Samuel, que morre na guerra (Samuel), ela deseja Tristan que viaja, Fica com Alfred, mas casa com Tristan quando ele volta, ele a abandona, ela casa então com Alfred... e ainda ama Tristan... que casa com Isabel, e então ela a inveja...
Nome do Filme: Quero todos os irmãos todos pra mim.

Tirando isso, o filme mostra a morte da união família, sendo consumida pela infantilidade de um garoto idiota querendo saber e falar de honra e guerra, e outro selvagem tentando fugir da realidade do mundo que agora o apavora versus o irmão que sabe lidar com a responsabilidade que a vida trás, cria-se então a rivalidade dos sentidos... RazãoXCoração, AmorXPaixão, CampoXCidade, CertoXErrado, FamíliaXPrazer?

Gostei do filme? Gostei?

Nenhum comentário: