segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Stay hungry, Stay foolish

Hoje o Ju me mostrou um vídeo do discurso de Steve Jobs em Stanford, ele contando três histórias pessoais de sua vida.
É impressionante na realidade ouvir ele falando o óbvio, e ainda se sentir surpreso. Ele fala sobre suas experiências concretas, mas cada um recebe de uma maneira, encaixando em uma situação, seja ela na profissão ou até em relacionamentos.

"... você não pode ligar os pontos olhando para o futuro, você só pode ligá-los, olhando para o passado... Então você tem que confiar que os pontos vão, d alguma maneira, se ligar no futuro... Você só pode ligá-los, olhando para o passado. Então você tem que confiar que os pontos vão, de alguma maneira se ligar no futuro. Você tem que confiar em alguma coisa, seu Deus, destino, vida, karma, qualquer coisa... Porque acreditar que os pontos vão se ligar em algum momento vai te dar confiança para seguir seu coração, mesm que te leve para um caminho diferente do previsto, e isso fará toda a diferença..."

A segunda história é sobre amor e perdas, Jobs disse:
"Eu tive sorte, encontrei cedo o que amava fazer..."
E apesar de ser rejeitado de sua própria empresa, ele continou amando o que fazia...
E ... ele decidiu começar de novo... hoje ouvi uma pessoa dizer "a vida é uma só...o dia em que eu tropeçar em um obstáculo... ai sim eu poderei rever meus conceitos de vida, ou ser mais ousado...", Acho que Sr. Jobs teve seu obstáculo, e começou de novo, e mesmo sendo uma coisa ruim ter sido rejeitado ele disse: "Eu não podia ver, mas ser demitido da Apple foi a melhor coisa que podia ter me acontecido. O peso de ser vitorioso foi substituido pelo vazio de ser um iniciante outra vez... Sem muita certeza sobre nada. Eu me libertei para entrar em um dos periodos mais criativos da minha vida... Eu tenho certeza que nada disso teria acontecido se eu não tivesse sido demitido da Apple, foi péssimo o gosto do remédio, mas o paciente precisava disso. Algumas vezes a vida pode te atingir na cabeça com um tijolo, Não perca a fé... Me convenci que a única coisa que me fez seguir em frente é que eu amava o que fazia. Você tem que achar o que ama, e isso é tão verdade para o trabalho, quanto é para as pessoas que ama. Seu trabalho vai preencher boa parte da sua vida, e a única maneira de ser verdadeiramente satisfeito, é fazer o que acredita ser um ótimo trabalho, e a única maneira de fazer um ótimo trabalho, é amar o que você faz... Se você não achou isso ainda, continue procurando, e não desista. Como todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrar, e como toda grande relação, só tende a melhorar, e melhorar com o passar o tempo, então continue procurando! Não desista... "

E a terceira história é sobre morte... Começa com o famoso ditado: "Se você viver todos os dias como se fosse o último, ocasionamente acertará..."
Essa é minha história favorita, acho que ninguém aproveita como quer, por ter medo das regras, das leis, dos outros... por ainda não ser livre. Eu não gosto de deixar para o outro dia, para a outra vida.
"... Lembrar que se vai morrer em breve é a mais importante ferramente que já encontrei para fazer grandes escolhas na vida, porque praticamente tudo, todas as expectativas, todo o orgulho, todo medo de falhar, todas essas coisas simplesmente desaparecem, quando se enfrenta a morte, deixando apenas o que é realmente importante. Lembrar que você vai morrer, é a melhor maneira que conheço de evitar a armadilha de imaginar que se tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração. Passar pela morte, me dá autoridade de dizer com mais certeza do que quando morte era um conceito útil, mas apenas ilustrativo... Ninguém quer morrer... Mesmo as pessoas que querem ir para o paraíso, não querem morrer para isso, e ainda assim, morte é o destino que todos compartilhamos, ninguém nunca escapou disso, e é assim que deve ser, porque a morte é a maior invenção da vida... é o agente que renova a vida, limpa espaço do velho para dar lugar ao novo. Neste instante, o novo é você... Seu tempo é limitado, então não o perca vivendo a vida de outra pessoa, não seja preso pelo dogma, que é viver em função do pensamento de outras pessoas, não deixe o ruido das opiniões de outras pessoas calar sua própria voz interior, e acima de tudo teha coragem de seguir seu coração e intuição, de alguma maneira eles já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário..."

Steve Jobs

Nenhum comentário: