sexta-feira, 14 de novembro de 2014

LOVE IS NOT ENOUGH - PARTE I


Minha pessoa (Vito, Gue, L) me mandou hoje um texto... LOVE IS NOT ENOUGH, de MARK MANSON que mexeu comigo... sem dúvida. Traduzi para meus melhores amigos e espero que leiam, reflitam e não surtem como eu.

Em 1967, John Lennon escreveu uma canção chamada "All You Need is Love". Ele também bateu em suas duas esposas, abandonou um de seus filhos, abusou verbalmente seu empresário judeu gay com insultos homofóbicos e anti-semitas, e uma vez pediu para sua equipe de câmera filmá-lo deitado nu em sua cama por um dia inteiro.

Trinta e cinco anos depois, Trent Reznor do Nine Inch Nails escreveu uma canção chamada "amor não é suficiente." Reznor, apesar de ser famoso por suas performances de palco chocantes e seus vídeos grotescos e perturbadores, ficou limpo de todas as drogas e álcool, depois de se casar, teve dois filhos, e, em seguida, cancelou álbuns inteiros e passeios para que ele pudesse ficar em casa e ser um bom marido e pai.

Um destes dois homens tinham uma compreensão clara e realista do amor. Um deles não. 
Um desses homens idealizou o amor como a solução para todos os seus problemas. Um deles não. Um desses homens era provavelmente um idiota narcisista. Um deles não era.

Em nossa cultura, muitos de nós idealiza o amor. Vemos isso como alguma sublime cura para todos os problemas da vida.Os nossos filmes e nossas histórias  todas celebram o amor como objetivo final da vida, a solução final para toda a nossa dor e luta. E porque nós idealizamos o amor, nós o superestimamos... Como resultado, nossos relacionamentos pagam um preço.

Quando acreditamos que "tudo o que precisamos é amor", então, como Lennon, estamos mais propensos a ignorar valores fundamentais como o respeito, humildade e compromisso para com as pessoas com que nos preocupamos.
Afinal, se o amor resolve tudo, então por que se preocupar com todas as outras coisas - todas as coisas difíceis?

Mas se, como Reznor, acreditamos que "o amor não é suficiente", então entendemos que relacionamentos saudáveis exigem mais do que pura emoção ou paixões sublimes. Entendemos que há coisas mais importantes em nossas vidas e nossos relacionamentos do que simplesmente estar apaixonado. E o sucesso de nossos relacionamentos depende de estes valores mais profundos e mais importantes.

Nenhum comentário: