sexta-feira, 14 de novembro de 2014

LOVE IS NOT ENOUGH - PARTE II

THREE HARSH TRUTHS ABOUT LOVE
Três verdades duras sobre AMOR

O problema com a idealização do amor é que ele nos leva a desenvolver expectativas irreais sobre o que o amor realmente é, e o que ele pode fazer por nós. Estas expectativas irrealistas irão enganar as mesmas relações que nós damos tanto valor, inicialmente. Permita-me ilustrar:

1. O AMOR NÃO É IGUAL A COMPATIBILIDADE. Só porque você se apaixonar por alguém não significa necessariamente que eles são um bom parceiro para você estar a longo prazo.
   O amor é um processo emocional; compatibilidade é um processo lógico. E os dois não sangram em um outro muito bem.
    É possível se apaixonar por alguém que não nos trata bem, que nos faz sentir pior sobre nós mesmos, que não tenha o mesmo respeito por nós, como fazemos para eles, ou que tem uma vida tão disfuncional eles mesmos que eles ameaçam nos derrubar com eles.
   É possível se apaixonar por alguém que tem diferentes ambições ou objetivos de vida que são contraditórios ao nosso, que tem diferentes crenças filosóficas ou visões de mundo que se chocam com o nosso próprio senso de realidade.
É possível se apaixonar por alguém que é uma merda para nós e nossa felicidade.
Isso pode parecer paradoxal, mas é verdade.

Quando penso em todos os relacionamentos desastrosos que eu vi ou pessoas já me enviaram sobre, muitos (ou a maioria) deles foram firmados com base na emoção - eles sentiram a "faísca" e então eles simplesmente mergulharam de cabeça . Esqueça que ele era um nascido de novo alcoólico cristão e ela era uma necrofílica bissexual. Apenas parecia certo.

E então, seis meses depois, quando ela está jogando a merda para o gramado e ele está orando a Jesus doze vezes por dia para sua salvação, eles olham em volta e me pergunto: "Puxa, onde que tudo deu errado?"
A verdade é que deu errado antes mesmo de começar.

Quando namoro e procura de um parceiro, você deve usar não só o coração, mas a sua mente. Sim, você quer encontrar alguém que faz seu coração vibrar e seus peidos cheiram como picolés de cereja. Mas você também precisa avaliar valores de uma pessoa, como eles tratam a si mesmos, como eles tratam as pessoas próximas a eles, suas ambições e suas visões de mundo em geral. Porque se você se apaixonar por alguém que é incompatível com você ... bem, como o instrutor de esqui de South Park disse uma vez, você vai ter um momento ruim.

2. O AMOR NÃO RESOLVE SEUS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO. Minha primeira namorada e eu estávamos loucamente apaixonados um pelo outro. Também vivemos em cidades diferentes, não tínhamos dinheiro para ver um ao outro, tínhamos famílias que se odiavam, e passou por crises semanais de drama sem sentido e brigas...
E toda vez que nós brigávamos, nós voltaríamos um para o outro no dia seguinte e fazíamos as pazes e lembrávamos o quão louco estávamos um sobre o outro e que nenhuma dessas pequenas coisas importava, porque estamos OHMYGOD tããaãão apaixonados que nós encontraríamos uma maneira de resolver as coisas, e tudo vai ser ótimo, só você esperar e ver. 
Nosso amor nos fez sentir como se estivéssemos que nossos problemas, mas em um nível prático, absolutamente nada havia mudado.

Como você pode imaginar, nenhum dos nossos problemas foi resolvido. As brigas se repetiram. Os argumentos pioraram. Nossa incapacidade de nunca ver um ao outro ficou pendurado em torno de nossos pescoços como um albatroz. Nós dois estávamos egocêntricos ao ponto em que não podíamos sequer nos comunicar efetivamente. Horas e horas falando no telefone sem nada realmente ser dito. Olhando para trás, não havia esperança de que iria durar. Ainda assim, mantivemos por três malditos anos!
Afinal, o amor vence tudo, certo?

Sem surpresa, essa relação explodiu em chamas e caiu como o Hindenburg sendo mergulhado em combustível de jato. O término foi feio. E a grande lição que tirei foi esta: enquanto o amor pode fazer você se sentir melhor sobre seus problemas de relacionamento, ele na verdade não resolve nenhum dos seus problemas de relacionamento.

A montanha-russa de emoções pode ser inebriante, e cada ponta de sentimento  ainda mais importante e mais válido do que o anterior, mas a menos que haja um fundamento estável e prático debaixo dos seus pés, esse aumento da maré de emoção acabará por vir e levará tudo embora.

3. NEM SEMPRE VALE A PENA SE SACRIFICAR PELO AMOR. Uma das características que definem a amar alguém é que você é capaz de pensar fora de si mesmo e em suas próprias necessidades para ajudar a cuidar de outra pessoa e suas necessidades também.
Mas a pergunta que nem sempre é perguntada é exatamente o que você está sacrificando, e vale a pena?

Nos relacionamentos amorosos, é normal para as pessoas que ocasionalmente sacrificar seus próprios desejos, suas próprias necessidades, e seu próprio tempo um para o outro. Eu diria que isso é normal e saudável e uma grande parte do que faz um relacionamento tão bom.

Mas quando se trata de sacrificar o auto-respeito, a dignidade, o corpo físico, ambições e propósito de vida, só para estar com alguém, então esse mesmo amor torna-se problemático. Um relacionamento amoroso deve COMPLETAR a nossa identidade individual, não danificá-la ou substituí-la. Se nos encontramos em situações em que estamos tolerando, irrespeitavelmente ou abusivamente o comportamento do outro, então isso é essencialmente o que estamos fazendo: estamos permitindo que o nosso amor nos consuma e nos negue, e se não formos cuidadosos, ele vai nos deixar como um ESCUDO daquela pessoa que um dia fomos.

... Parte III soon...

Nenhum comentário: