sábado, 15 de novembro de 2014

LOVE IS NOT ENOUGH - PARTE III

O TESTE DA AMIZADE

Uma das peças mais antigas de conselhos de relacionamento no livro é: "Você e seu parceiro devem ser melhores amigos."
A maioria das pessoas olham para aquele pedaço conselho pelo lado positivo:
- Eu deveria passar tempo com meu parceiro como eu faço o meu melhor amigo;
- Eu deveria comunicar abertamente com meu parceiro como eu faço com o meu melhor amigo;
- Eu deveria me divertir com meu parceiro como eu faço com o meu melhor amigo.
Mas as pessoas também devem olhar para ele no negativo: Será que você tolera os comportamentos negativos  do seu parceiro em seu melhor amigo?
Por incrível que pareça, quando nos perguntamos esta pergunta honestamente, em relacionamentos mais saudáveis e co-dependentes, a resposta é "não".

Conheço uma jovem que acabou de se casar. Ela era loucamente apaixonada por seu marido. E apesar do fato dele ter estado "em um trabalho e outro" durante mais de um ano, não mostrou nenhum interesse em planejar o casamento, muitas vezes abandonou-a para fazer surfing trips com seus amigos, e seus amigos e familiares levantaram preocupações não tão sutis sobre ele, ela  de qualquer forma casou alegremente com ele.

Mas uma vez que a alta emocional do casamento passa, a realidade chega. Um ano após o casamento, ele é ainda  está "entre empregos", ele destrói a casa enquanto ela está no trabalho, fica com raiva, se ela não cozinha o jantar para ele, e qualquer momento ela reclama que ele diz a ela que ela é "mimada" e "arrogante". Ah, e ele ainda deixa ela para ir para surfing trips com seus amigos.

E ela chegou a esta situação porque ela ignorou todas as três verdades duras acima. Ela idealizou o amor. Apesar de ser um tapa na cara por todas as bandeiras vermelhas levantadas enquanto ela estava namorando com ele, ela acreditava que o amor deles sinalizou certa compatibilidade. MAS NÃO. Quando seus amigos e familiares levantaram preocupações que antecederam o casamento, ela acreditava que eventualmente seu amor iria resolver os seus problemas. MAS NÃO. E agora que tudo tinha caído em uma pilha fumegante de merda, ela se aproximou de seus amigos para conselhos sobre como ela poderia sacrificar-se ainda mais para fazer algo funcionar.

E a verdade é que não vai.
Porque nós toleramos  o comportamento em nossos relacionamentos românticos que nós nunca, jamais iriamos tolerar em nossas amizades?

Imagine se o seu melhor amigo foi morar com você, destruiu o seu lugar, recusou-se a conseguir um emprego ou pagar aluguel, exigiu-lhe preparar o jantar para ele, e ficou com raiva e gritou com você a qualquer momento que você reclamou. Essa amizade acabaria mais rápido do que a carreira de atriz de Paris Hilton.
Ou uma outra situação: a namorada de um homem que era tão ciumento que ela exigiu senhas de todas suas contas e insistiu em acompanhá-lo em suas viagens de negócios para se certificar de que ele não foi tentado por outras mulheres. Sua vida era praticamente sob vigilância 24/7 e você pode vê-lo vestindo a sua auto-estima. Sua auto-estima caiu para nada. Ela não confiava nele para fazer qualquer coisa. Então ele parou de confiar em si mesmo para fazer qualquer coisa.
No entanto, ele fica com ela! Por quê? Porque ele está apaixonado!

Lembre-se: A única maneira que você pode desfrutar plenamente o amor em sua vida é escolher fazer outra coisa mais importante em sua vida do que amar...

Você pode se apaixonar por uma grande variedade de pessoas em todo o curso da sua vida.
Você pode se apaixonar por pessoas que são boas para você e as pessoas que são ruins para você. Você pode se apaixonar de maneira saudável e maneiras nada saudáveis.
Você pode se apaixonar quando você é jovem e quando você está velho.
O amor não é único.
O amor não é especial.
O amor não é escasso.
Mas sua auto-estima é. Assim é a sua dignidade. Assim é a sua capacidade de confiar. Pode haver potencialmente muitos amores em toda a sua vida, mas uma vez que você perde a sua auto-estima, sua dignidade ou a sua capacidade de confiar, eles são muito difíceis de obter de volta.

O amor é uma experiência maravilhosa. É uma das maiores experiências que a vida tem para oferecer. E isso é algo que todos devem aspirar a sentir e desfrutar.
Mas, como qualquer outra experiência, que pode ser saudável ou não. Como qualquer outra experiência, não se pode permitir nos defina, nossas identidades ou nosso propósito de vida. Não podemos deixar que isso nos consuma. Não podemos sacrificar nossas identidades e auto-estima para ele. Porque no momento em que fazemos isso, perdemos o amor e ficamos perdidos.

Porque você precisa mais na vida do que o amor. O amor é grande. O amor é necessário. O amor é lindo. Mas o amor não é suficiente.



... Por Mark Manson em http://markmanson.net/love

Nenhum comentário: