quarta-feira, 24 de outubro de 2007

neoplasia no brazil zil zil;

Hoje a tarde foi pura informação, debate e aprendizado. Superprodutivo.
Tudo começou com a aula de patologia. Foi uma aula legal, sobre neoplasia, eu não sei o que está dando com os professores que estão todos empolgados e falando sobre o mundo e a vida, alguns não é novidade né [sandrinha], tá, então estavamos na aula sobre neoplasia com o Professor Dr. Raimundo Tostes; o professor não se aprofundou muito sobre o histórico da oncologia, mas tudo que ele disse me interessou, são curiosidades essenciais eu acho. Igual, quem sabia que Percival Pott em 1775 descobriu que os limpadores de chaminé na inglaterra apresentavam carcinoma de células escamosas na bolsa escrotal? Ou que Samuel Thomas em 1795 viu que o uso de cachimbo causava o cancêr de lábio? É, eu acho interessante, os cara são foda. ahahahahahaha, eu acho interessante... O melhor foi o Rudolph Virchow em 1858 que criou a teoria da patologia celular afirmando que quando o organismo adoece, quem adoece na verdade é a célula, e quando uma célula adoece, ela faz adoecer o conjutno de células, que é chamado de tecido, esse conjunto de tecido que é chamado de orgão adoece, e este orgão pertence ao nosso sistema, então. Nosso sistema adoece. É tão óbvio falando assim... mas antes não era.
Igual, estatisticas comprovam que o câncer é a segunda causa de morte no mundo, e só no Brasil, é a terceira causa de morte, porque a primeira deve ser os vagabundo assaltando, assassinando, estuprando, os bêbados provocando acidentes, e as doenças rídiculas sem hospitais pra atender. Mas, em animais já é diferente porque no mundo é a primeira causa de morte em cães, e afeta todas as espécies domésticas, commmm certeza no Brasil não é a primeira causa né, porque? Pobre. Subdesenvolvido, Rídiculo. Cheio de doenças infecciosas, abandono de animais que acabam morrendo atropelados ou de fome... Os animais aqui não são tratados devidamente. O professor mostrou uma pesquisa interessante, feita nos EUA, perguntando para os proprietários "do que seu cão morreu?", 619 pessoas participaram, 399 responderam que o que levou seus cães ao óbito foi o cancêr, 98 por problemas no coração, 62 a causa foi problemas renais, 30 por problemas hepáticos, e 30 a causa foi epilepsia. É foda meu... uma doença tão frequente, que mata tantos... hoje também o professor falou sobre o alivio do sofrimento dos nossos pacientes, e contou um caso de um cão com osteosarcoma em uma das patas, que quando ele mais jovem, ele acompanhou; e que pelo sofrimento e amor ao cão, ele optou pela quimioterapia, e não pela amputação. E falou para nós, que não podemos amar um paciente, porque assim o nosso raciocinio perde a perspicacia, disse que temos que nos despir do sentimento de amor, sei lá, por um lado até concordo que é um sentimento "perigoso" pra medicina veterinária, porque esse amor impõe condições, e uma dessas condições é evitar o sofrimento, mas eu acho que esse amor, ajuda, e muito na profissão, pensar que apesar desse nosso paciente não falar, ele sente dor, ele sente prazer, sente tudo que sentimos, apenas expressa de forma diferente.
Bom, eu acredito que o veterinário que vê os animais com os mesmos olhos que vê o humano, será melhor que quem vê o animal como comida, objeto, acessório, animal.
Amor é essencial. Devoção é essencial.
O professor falou também sobre a eutanásia, que evitá-la é uma forma de amor ao paciente, e para nunca recomendarmos tal proposta. Lembro bem das palavras dele... "você serviria um prato de veneno pra alguém?" A proposta de eutánasia é isso... uma proposta indecente, um crime... um pecado. Eu já vi cães, cavalos, e até um carneirinho sendo eutanasiado. Não tem coisa mais triste, que sentimento ruim que sobe. Que agonia. Sem explicação.
A aula de patologia termina então, e vamos para o intervalo, debate do intervalo entre as meninas: como é melhor morrer? A Mah prefere morrer afogada, a Natty, quer morrer dormindo hahahahahaha, a Ligia que morrer de overdose alcoolica, iauhaiouhaoiuahiouaa, e a Grisi vai morrer com um coice, meuuu, raxeii, e eu, ninguém falou como era pra eu morrer, cada um cada um... bom, depois começa a aula de Imunologia, também uma aula super debate sobre CPMF, alienação do povo brasileiro, e "nesse pais tudo se conversa nada se resolve", com aquele négócio né, governo dá o peixe ao invés de ensinar a pescar. é isso ai galera, é esse o país em que vivemos.



Música Maps - Yeah Yeah Yeahs.

Nenhum comentário: