terça-feira, 25 de março de 2014

Who's to blame

A habilitação existe para nos ajudar a enfrentar medos, dificuldades, relações ou envolvimentos com algo ou alguém. A ajuda pode ou não ser bem vinda pelos pacientes, cada um escolhe aceitar ajuda ou não. E começar um habilitação não significa aceitar. Continuar um tratamento talvez para toda a vida pode ser degradante aos olhos do mundo padrão, talvez difícil para as condições de algumas pessoas. Mas no fim lutar é responsabilidade apenas de quem precisa lutar.

Agora, é fácil achar a fonte do sofrimento de alguém. Eu acho muito fácil, me desculpem os que não. o difícil é lidar com a situação... isso vai de cada um, mentes fortes, mentes fracas, mentes doentes existem, assim como o tratamento pode existir ou não. É como o câncer, alguns têm cura. 


Sabem que gosto da vida lá fora, e tenho acompanhado as notícias de LifechangersCelebrity Rehab with Dr. Drew, gosto da ideia de saber que as celebridades são 'meros mortais' e não vivem no Golden World como eu costumava achar quando eu era adolescente. Estou atrasada mas vi alguns episódios da última temporada...


Pra quem não sabe, Drew Pinsky é um médico, psiquiatra, especialista no tratamento de viciados em drogas, que ficou famoso na mídia, primeiro na rádio, dando conselhos e ajudando pessoas normais, chamando a atenção pela audiência, até que desenvolveu o programa Celebrity Rehab.


A lista é grande... 


Season One:  Seth Binzer, Daniel Baldwin, Mary Carey, Jeff Conaway, Jaimee Foxworth, Joanie "Chyna" Laurer, Brigitte Nielsen, Ricco Rodriguez, Jessica Sierra.

Season Two: Steven Adler, Seth Binzer (de novo), Gary Busey, Jeff Conaway (de novo), Rodney King, Tawny Kitaen, Nikki McKibbin, Amber Smith, Sean Stewart

Season Three: Lisa D'Amato, Heidi Fleiss, Joey Kovar, Mindy McCready, Kari Ann Peniche, Mackenzie Phillips, Dennis Rodman, Tom Sizemore, Mike Starr. 


Season Four: Jason Davis, Janice Dickinson, Leif Garrett, Jeremy London, Francine Lons, Eric Roberts, Rachel Uchitel, Jason Wahler

Season Five  Steven Adler (de novo), Amy Fisher, Dwight Gooden, Jeremy Jackson, Jessica Kiper, Bai Ling, Michael Lohan, Sean Young.


Porque estou falando de celebridades drogadas? Porque Dr. Drew tenta as ajudar em um reality show. Já deve bem difícil lidar com toda a situação sozinho. Imagina com a mídia e o público acompanhando? Tenha dó. Quem aguenta tamanha pressão? 

Mas, Drew não mais um médico, é uma celebridade. A maioria dos médicos pensam só em dinheiro (como aqueles da violência obstétrica - que é outro assunto, hoje não). Bom, a maioria pensa só em dinheiro, mas todos querem a vida de 'estrela'. 
Esse não é o meu ponto. Tudo bem um psiquiatra ter seu programa para contar sobre o tratamento e progressos dos pacientes, e tudo bem o paciente assinar o contrato que está bem expor pra mídia (vai que eu fico mais famoso, igual no dancing with the stars). 

Meu ponto é... Drew é um médico qualquer, ele tenta habilitar, não fazer milagres, e milhares de pessoas morrem todos os dias de overdose e suicídio, celebridades ou não, em tratamento, pessoas que já foram tratadas ou nunca nem viram um médico. Mas é culpa do imbecil do coitado do médico que seu paciente teve um episódio fatal? Deve ter uma porrada de psicólogos que perdem seus pacientes todos os dias. A merda é que Drew trata celebridades, por isso é criticado. 


Explico... ano passado a cantora Mindy McCready (37) foi a quinta paciente de Drew a morrer. Ela fez o programa em 2010 na terceira temporada, e teve várias overdoses e tentou o suicídio antes. Foi a terceira pessoa de sua temporada a morrer, foi encontrada com uma ferida de bala na cabeça um mês depois de seu namorado ter se suicidado também com um tiro na cabeça. 

Antes de Mindy, Joey Kovar (29), membro da MTV real World Hollywood, morreu em  em agosto de 2012 por intoxicação de opiáceos. Kovar também apareceu na terceira temporada com Mindy.
Antes de Joey, em junho faleceu Rodney King, com 47 anos em junho de 2012. A causa foi afogamento acidental, contribuído pelo álcool, cocaína, maconha e PCP encontrado em seu organismo.
Em  maio de 2011 Jeff Conaway (60), depois de ter sido encontrado inconsciente 17 dias antes, foi levado ao hospital com opiáceos e outras drogas em seu sistema... afirmaram que seu vício em analgésicos que lhe custou a vida. Conaway participou da primeira e segunda temporada.
Mike Starr, baixista de Alice in Chains também participou da terceira temporada da série, morreu com 44 anos em março de 2011. Era viciado em heroína e outras drogas. Morreu de overdose. 

À medida que o número de mortos entre os ex-membros do elenco da série cresce, todos voltam a mesma conversa, em questão do show fazer mais mal do que bem e se os viciados estão recebendo o tratamento que necessitam. Eu já disse como uma exposição pública totalmente explicita de seu principal problema pode fazer bem? Mas quem pode inteiramente culpar o método de Drew ou seu show?

Richard Marx postou na época que McCready morreu uma comparação de resultados entre Dr. Drew e Dr Jack Kevorkian, conhecido como Dr. Morte.
Kevorkian era a favor da eutanásia em pacientes doentes terminais. Sua crença era de que as pessoas tinham o direito de evitar evitar uma morte sofrida e demorada, com a ajuda de um médico que lhe assegurasse uma morte tranquila. Ele "ajudou" mais de 130 pacientes a se suicidar ao longo de sua carreira.
Marx exageradamente quis dizer que um mata tanto quanto o outro. Mas... quem podemos culpar pelas mortes misteriosas causadas por overdose? Heath Ledger, Michael Jackson, Elvis Presley, Jimmy Hendrix, Bruce Lee, Marilyn Monroe, Paul Grey, Amy Winehouse. David Carradine, Anna Nicole Smith, Lucy Gordon, Kurt Cobain, Ruslana Korshunova, e o suidicio mais recente L'Wren Scott. Ninguém nunca vai saber qual foi acidental ou não, tirando Cobain, Korshunova e Scott... Mas a culpa é de quem? 
Aposto que não é dos terapeutas. 

" Problemas de saúde mental pode ser uma ameaça à vida e precisam ser tratadas com a mesma intensidade e recursos como qualquer outro perigoso potencialmente fatais condição médica. Tratamento é eficaz. Se alguém que você conhece está sofrendo por favor certifique-se de que ele ou ela recebe ajuda e mantém tratamento . " disse Drew após a morte de McCready.

Ele não teve nada haver com os suicídios e que pena o tratamento não ter dado certo. A diferença é que, todo mundo tava sabendo que a pessoa tentava se tratar. 

Mas no final acho que Pinsky é apenas uma celebridade tentando chamar atenção, porque oferecer opiniões públicas "profissionais" a respeito de celebridades que ele nunca conheceu pessoalmente é um tanto estratégico. Ibope é o que importa. Mesmo dizendo que nunca foi motivado pela fama para tornar-se uma figura da mídia, querendo apenas educar o público.
CONTA OUTRA.


Porque um médico qualificado no tratamento de pacientes drogados iria para a área sexual? Pacientes de Sex Rehab (outro show de Drew), criticou já a incompetência do médico, afirmando que ele não possui conhecimentos sobre o vício de sexo. E que outro assunto teria mais polêmicas que drogas? Sexo. É claro. 


Enfim, culpar é fácil. Mas a culpa são dos demônios da própria pessoa. Cada um tem o seu demônio. Mate-o ou ele o matará.

Nenhum comentário: