terça-feira, 25 de março de 2014

Dr Death.

No post anterior escrevi sobre Jack Kevorkian.
Um patologista aposentado que inventou a "máquina do suicídio", causando uma polêmica tão grande quanto a pena de morte. Sua luta para fazer do suicídio assistido um direito de todos marcou os anos 90.

Pra quem não sabe o suicídio assistido ocorre quando uma pessoa que não consegue concretizar sozinha sua intenção de morrer, solicita o auxílio de outra.
Geralmente é feita por prescrição de doses altas de medicação, indicação de uso (errado), de forma passiva (persuasão ou encorajamento). De forma que haja contribuição para a ocorrência intencional da morte de alguém. 


Em 1997 uma Lei vigente possibilitou aos residentes de Oregon a solicitarem o auxílio para se suicidarem, no ano de 1999, foram registrados oficialmente 33 casos de suicídio assistidos.

Dr. Kevorkian, levando em consideração o fato e o livro da instituição Hemlock Society, A Solução Final, que apresentava maneiras de um paciente terminal ou com doenças degenerativas cometer um suicídio, teve a brilhante ideia de contruir a Máquina "Thanatron" (Thanatos, morte em grego) que possibilitava aos pacientes a cometer suicídio apertando um botão que liberava drogas no organismo, em 1988.
A intenção de Kevorkian sempre foi ajudar os pacientes terminais a pôr um fim às suas vidas, crendo que todos tinham o direito de evitar uma morte sofrida e demorada, e terminar com suas vidas com a ajuda de um médico que lhe assegurasse uma morte tranquila.

Em 1990 prestou assistência ao suicídio de sua primeira paciente. 
Em 1991 perdeu sua licença médica, e como não podia mais prescrever medicações passou a utilizar o "Mercytron" (de Mercy, misericórdia em inglês), um aparelho controlado pelo próprio paciente para liberar o fluxo de monóxido de carbono em uma máscara buconasal em seus suicídios assistidos. 

Ele ajudou mais de 130 pacientes a terem uma morte tranquila em meio aos julgamentos, mudanças de leis, e a condenação de Kevorkian à prisão, ele nunca deixou de defender a eutanásia.

É um assunto delicado e com debates infinitos. 
Qual sua opinião sobre? 

Responda a 
Enquete !!!

Um comentário:

Anônimo disse...

tb não sou a favor, acho que não temos o direito de escolher a hora de ir, não tem volta